Mercado de trabalho para o bibliotecário jurídico nas bibliotecas do Poder Legislativo e tribunais superiores
Resumo
Procura, especialmente, mapear a lotação e as atividades dos bibliotecários no Poder Legislativo Federal e nos Tribunais Superiores, a formação dos profissionais que atuam com informação jurídica, a opinião de gestores sobre a adequação da formação de sua equipe, os perfis profissionais que trabalham com informação jurídica e quais os seus espaços de trabalhos, limites e fronteiras. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e de pesquisa documental, por sua vez, a análise dos dados seguiu a proposta de Laurence Bardin. Como resultados destaca-se a tendência de atuação dos bibliotecários ainda é ancorada nos espaços tradicionais das bibliotecas, mas verificou-se que os bacharéis em direito realizam atividades que normalmente são executadas por bibliotecários, como a indexação. Constatou-se que os gerentes das áreas de informação jurídica estão satisfeitos com a predominância de bacharéis em direito, mas não descartam consultas eventuais, para questões específicas, aos bibliotecários. A partir dos resultados, pôde-se perceber que as competências dos bibliotecários ainda são associadas apenas ao trabalho com a doutrina e legislação e que o trabalho com a informação jurisprudencial é realizado quase que exclusivamente por bacharéis em direito e que ambos os segmentos estão confortáveis com essa separação.
Downloads
Publicado
Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home2/cajur203/public_html/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/plugins/modifier.date_format.php on line 81
2014-09-05
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção aos Cadernos de Informação Jurídica.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.