A adequação das bibliotecas à Lei Geral de Proteção de Dados
Resumo
A crescente informatização dos serviços prestados por bibliotecas leva à preocupação com a coleta e o tratamento de dados pessoais dos usuários. Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) às bibliotecas brasileiras, em especial as jurídicas. Abordam-se os critérios aplicáveis da nova lei ao cotidiano do serviço de biblioteconomia e da possível responsabilidade existente no seu descumprimento. Metodologicamente, trata-se de uma análise qualitativa com uma investigação legislativa da LGPD e do tema na União Europeia e em outras regiões, que servem de exemplo para o Brasil. Como conclusão tem-se o tratamento de dados pelas bibliotecas se enquadram no que a LGPD direciona para o Poder Público e que a preocupação com a forma como ocorre a coleta dos dados, a finalidade com que serão usados, a segurança dos sistemas em que serão armazenados são preocupações necessárias para garantia da privacidade nas bibliotecas brasileiras e o cumprimento do novo marco regulatório nacional sobre o tema.
Downloads
Publicado
Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home2/cajur203/public_html/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/plugins/modifier.date_format.php on line 81
2020-08-02
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção aos Cadernos de Informação Jurídica.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.