Análise das proposições legislativas relativas ao combate à pandemia da Covid-19 no Senado Federal brasileiro
Resumo
A nova e inesperada conjuntura advinda da pandemia da Covid-19 reuniu incontáveis contradições exteriorizadas pelo ceticismo popular e por uma aflição generalizada, reveladas concomitantemente com a busca pela cooperação, precaução e controle da doença. O agravamento das desigualdades social e econômica no Brasil exigiu dos entes federativos e seus Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário esforços incontáveis para mitigar essa crise sanitária. Em especial, ao Legislativo coube legislar em curtíssimo prazo frente às demandas trabalhistas, sanitárias e econômicas por mudanças urgentes ao enfretamento das graves consequências da pandemia. Trata-se, portanto, de inúmeros problemas oriundos de um único fator o qual requereu esforço mútuo das autoridades e cidadãos em detrimento de ideologias sociais e políticas. O levantamento de proposições legislativas voltadas ao evento citado, no Senado Federal, na situação de aprovadas e em análise, e divididas por temática e autoria, amparou-se no intuito de apontar a totalidade e o conteúdo das proposições, que embora algumas vezes reincidentes, propõem de maneira diferente medidas importantes a serem futuramente adotadas e ampliadas por estados e munícipios, além de revelarem o impacto negativo da Covid-19 no âmbito social e econômico. Em síntese, as proposições legislativas elencadas neste documento simbolizam o papel e atuação do Senado Federal em prol da efetividade da democracia representativa, e mesmo diante do panorama atual conturbado e volátil traçar perspectivas socioeconômicas para um futuro melhor.
Palavras-chave: Covid-19. Pandemia. Poder Legislativo. Senado Federal. Proposições Legislativas.
Downloads
Publicado
Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home2/cajur203/public_html/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/plugins/modifier.date_format.php on line 81
2021-12-20
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção aos Cadernos de Informação Jurídica.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.