Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

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Diretrizes para Autores

As submissões são realizadas apenas on-line no website www.cajur.com.br. Os interessados devem se cadastrar no site (http://www.cajur.com.br/index.php/cajur/user/register ).

 

O tema central da CAJUR é o estudo da informação jurídica.

Outros temas aceitos: cadeias de custódia de provas e documentos; perícias sobre documentos; violações associadas a informações ou documentos; situações jurídicas que envolvam documentos; estudos notariais e registrais; estudos sobre propriedade intelectual.

 

1 Folha inicial

Na primeira folha deve conter: título do artigo em português e inglês; resumo e abstract, sem identificação do autor que será incluída no campo específico no processo de submissão. 

2 Normas de apresentação do texto

Os trabalhos encaminhados para submissão devem estar adequados às normas abaixo, para que sejam submetidos ao Conselho Editorial. 

•A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

•O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

•Nenhuma folha poderá ter alguma forma de identificação dos autores.

•O trabalho deve ter extensão máxima de 30 páginas, excluída a página inicial com a identificação do autor.

•O título deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. O título em inglês deve seguir o mesmo padrão.

•O texto deve estar redigido em língua portuguesa, conforme o novo Acordo Ortográfico, em espanhol ou em inglês.

•Os termos e expressões em línguas estrangeiras, incluindo o latim, devem ter sua tradução para o português colocada entre parênteses. No caso de termos dicionarizados, devem aparecer em itálico.

•Expressar valores monetários em algarismos arábicos, seguidos de sua indicação por extenso, entre parênteses.

•Na primeira citação de uma sigla, ela deve estar acompanhada de sua denominação por extenso, da segunda em diante pode-se usar a sigla. 

•O resumo deverá ser apresentado em português e inglês. Deve ser do tipo informativo, com no máximo 200 palavras. As palavras-chaves serão informadas em português e inglês. 

•Utilizar o editor de texto Microsoft Word for Windows, versão 7.0, com as seguintes especificações: tamanho A4, margens de 2 a 2,5cm com 33 linhas, espaço 1.5, páginas numeradas, com aproximadamente 30 mil caracteres (já contados os espaços).

•Evitar o uso de notas de rodapé. Sempre que possível incorporar ao texto as matérias tratadas em notas. Se as notas forem absolutamente necessárias para a compreensão do texto, devem ser indicadas no final do artigo. 

•As ilustrações (desenho, gráficos, tabelas) devem se limitar àquelas indispensáveis à clareza do texto. Se optar por ilustrações, encaminhar o arquivo digitalizado com no mínimo com 300 dpi (jpeg ou tif). Se já tiverem sido publicadas em algum outro veículo, mencionar a fonte e a permissão para a reprodução.

•Citações e transcrições devem ser feitas de acordo com a NBR 10520. 

•O autor deve obrigatoriamente seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente:

• NBR6023 – Elaboração de referências bibliográficas.

As referências bibliográficas completas, dos itens citados, devem constar em lista alfabética, no final do artigo. A exatidão e adequação destas referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. O destaque a ser utilizado no título da obra citada é o negrito. 

• NBR10520 – Apresentação de citações em documentos

Deve ser utilizado o sistema autor-data. 

• NBR6024 – Apresentação da numeração progressiva das seções de um documento escrito.

•As normas jurídicas devem ser citadas da seguinte forma: 

Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (na primeira citação)

Lei nº 8.112, de 1990 (nas demais citações)

OU

Lei Sarney (Lei nº 7.505, de 2 de julho de 1986) (na primeira citação)

Lei Sarney (nas demais citações)

•Somente devem ser referenciadas as obras citadas no texto. Obras consultadas, mas não citadas não devem ser incluídas na lista de referências.

•Na lista de obras citadas, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores.

•Os agradecimentos devem ser colocados antes das referências, especificando o motivo (coleta de dados, análise de dados, utilização de laboratórios, revisão etc.)

•Recomenda-se especificar todo e qualquer patrocínio recebido para a execução da pesquisa que deu origem ao trabalho, igualmente nos Agradecimentos, colocados antes das referências.

 

Política antiplágio:

Os manuscritos submetidos ao periódico Cadernos de Informaçõa Jurídica são verificados quanto à originalidade em programa de detecção de plágio antes de passar pela avaliação pelos pares.

Mais informações: www.cajur.com.br ou contato@cajur.com.br

 

DIRETRIZES ÉTICAS

A ética no processo de elaboração de manuscritos é fundamental e envolvem todos os atores envolvidos no processo editorial. O periódico Cadernos de Informação Jurídica verifica todas as submissões quanto à originalidade e o uso indevido de material de terceiros.

Responsabilidades do autor

O autor é peça chave no processo editorial e tem a obrigação de:

a) informar, no ato da submissão, quando os dados e/ou conclusões foram apresentados em conferência, divulgado na internet ou de outra forma qualquer;

b) dar crédito a todas as fontes que fundamentam diretamente seu trabalho, inclusive quando reproduzir material anterior de sua autoria, para evitar o autoplágio;

c) consultar, sempre que possível, a literatura original. O autor jamais pode simular ter lido a literatura original, copiando a citação de terceiros e omitindo a expressão apud ou citado por;

d) esclarecer, quando fizer uma paráfrase, quais ideias são suas e quais são oriundas das fontes consultadas;

e) relatar evidências que contrariem seu ponto de vista, sempre que existirem;

f) apontar claramente aos leitores quando tiver recorrido a estudos que apresentem deficiências metodológicas, estatísticas ou outras;

g) incluir apenas como coautor as pessoas que contribuíram significativamente para realização da submissão. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento;

h) evitar constar como coautor, os docentes com pequena ou nenhuma contribuição no trabalho do discente;

i) notificar ao editor, caso identifique erro significativo na sua pesquisa.

Responsabilidades do editor e da Comissão Editorial

O editor e o Conselho Editorial são responsáveis por resolver os conflitos envolvendo questões éticas com brevidade e transparência.

Responsabilidades dos revisores

Os revisores são responsáveis por:

a) manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou autor. Não reter ou copiar conteúdos do manuscrito;

b) alertar o editor sobre o uso de material próprio ou de terceiros sem a observância dos princípios éticos.

Artigos

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Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.