A Interdisciplinaridade entre os campos da Ciência da Informação e do Direito
Resumo
As relações interdisciplinares entre a Ciência da Informação e o Direito se constituem objeto de debate e reflexão neste texto, primeiramente porque são considerados campos científicos pertencentes às Ciências Sociais Aplicadas, em segundo lugar porque existem convergências entre as referidas disciplinas, principalmente, no que tange ao que se considera informação de direito público e o que isto representa para a sociedade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é compreender as características básicas da interdisciplinaridade a fim de associá-las às relações interdisciplinares que a Ciência da Informação mantém com o Direito. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e de cunho teórico, desenvolvida com base na literatura publicada dos campos científicos de ambas as Ciências. Em seguida, discutiu-se, em síntese, que na Pós-Modernidade, o Direito e a Ciência da Informação, podem ser compreendidos como ciências multi e interdisciplinares, correlacionados as demais Ciências Sociais Aplicadas e Humanas e, até à alguns campos das Ciências Exatas, tal como a Computação. Ao final, concluiu-se que a Ciência da Informação e o Direito, atuando de modo integrado no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, podem gerar conhecimento diferenciado para a resolução de problemas da sociedade que envolvam ambas as disciplinas.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciência da Informação. Direito.
Downloads
Publicado
Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home2/cajur203/public_html/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/plugins/modifier.date_format.php on line 81
2020-08-02
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção aos Cadernos de Informação Jurídica.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.