Coleções especiais da UNIRIO
Patrimônio bibliográfico no âmbito institucional
Resumo
Coleções especiais podem ser criadas por diversos motivos e são caracterizadas por obras que, por conta desses motivos, são diferenciadamente consideradas em relação às demais obras do acervo. Em bibliotecas, para além dos valores que a literatura elenca para refletir a formação de coleções especiais, esse artigo propõe a consideração de coleções como patrimônio bibliográfico para que estas possam, então, ser apontadas como especial. A partir de uma revisão de literatura e de um recorte do trabalho de conclusão de curso da autora, busca exemplificar o que significa uma coleção ser vista como patrimônio bibliográfico de uma instituição, considerando a Coleção Guilherme Figueiredo e a Coleção Memória da Biblioteconomia, ambas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Conclui-se que coleções não nascem como especiais, porém se tornam a partir do contexto em que estão inseridas e em que são consideradas, neste artigo, a história da UNIRIO e a história de um dos seus mais antigos cursos de graduação.
Downloads
Publicado
Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home2/cajur203/public_html/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/plugins/modifier.date_format.php on line 81
2021-01-18
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção aos Cadernos de Informação Jurídica.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.