A Interdisciplinaridade entre os campos da Ciência da Informação e do Direito

Autores

  • João Carlos Gardini Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (UNESP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Mariana Rodrigues Gomes de Mello Universidade Estadual Paulista (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-5925-8554
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (UNESP) https://orcid.org/0000-0003-4248-5934

Resumo

As relações interdisciplinares entre a Ciência da Informação e o Direito se constituem objeto de debate e reflexão neste texto, primeiramente porque são considerados campos científicos pertencentes às Ciências Sociais Aplicadas, em segundo lugar porque existem convergências entre as referidas disciplinas, principalmente, no que tange ao que se considera informação de direito público e o que isto representa para a sociedade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é compreender as características básicas da interdisciplinaridade a fim de associá-las às relações interdisciplinares que a Ciência da Informação mantém com o Direito. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e de cunho teórico, desenvolvida com base na literatura publicada dos campos científicos de ambas as Ciências. Em seguida, discutiu-se, em síntese, que na Pós-Modernidade, o Direito e a Ciência da Informação, podem ser compreendidos como ciências multi e interdisciplinares, correlacionados as demais Ciências Sociais Aplicadas e Humanas e, até à alguns campos das Ciências Exatas, tal como a Computação. Ao final, concluiu-se que a Ciência da Informação e o Direito, atuando de modo integrado no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, podem gerar conhecimento diferenciado para a resolução de problemas da sociedade que envolvam ambas as disciplinas.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciência da Informação. Direito.

Biografia do Autor

Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bolsista CAPES. Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Titular Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado


Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home2/cajur203/public_html/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/plugins/modifier.date_format.php on line 81
2020-08-02

Como Citar

Santos, J. C. G., Rodrigues Gomes de Mello, M., & Valentim, M. L. P. . (2020). A Interdisciplinaridade entre os campos da Ciência da Informação e do Direito. Cadernos De Informação Jurídica (Cajur), 7(1), p.104–135. Recuperado de http://cajur.com.br/index.php/cajur/article/view/258

Edição

Seção

Artigos