Exemplo de Extração de Definições em Textos Articulados de Normas Jurídicas com o apoio do Processamento de Linguagem Natural
Palavras-chave:
Extração de definições. Legislação brasileira. Inteligência artificial.Referências
ATIENZA, M.; MANERO, J. R. A theory of legal sentences. [S.l.]: Springer Science and Business Media, 1997.
BATISTA, H. Extração Automática de Definições: um estudo de caso em textos legislativos. Dissertação (Mestrado) — Universidade Católica de Brasília, 2011.
GAUDIO, R. del. Automatic Extraction of Definition. Tese (Doutorado) — Universidade de Lisboa, 2013.
GÜNGOR, T. Part-of-speech tagging. In: INDURKHYA, N.; DAMERAU,
F. J. (Ed.). Handbook of Natural Language Processing. [S.l.: s.n.], 2010. p. 205–235.
MARTIM, H. de et al. Base de normas jurídicas brasileiras: uma iniciativa de open government data. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 23, n. 4, p. 133, 2018. Disponível em:
//portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3567>. Acesso em: 24 jan 2019.
PARK, Y.; BYRD, R.; BOGURAEV, B. K. Automatic glossary extraction: Beyond terminology identification. In: Proceedings of the 19th International Conference on Computational Linguistics. USA: [s.n.], 2002. v. 1.
SGARBI, A. Definições legislativas. Direito, Estado e Sociedade, n. 31, p. 6–32, jul/dez 2007.
Downloads
Publicado
Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home2/cajur203/public_html/lib/pkp/lib/vendor/smarty/smarty/libs/plugins/modifier.date_format.php on line 81
2019-06-30
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção aos Cadernos de Informação Jurídica.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.